quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ta no Site Paraiba1



Cultura e Lazer

Situação de risco de meninos de rua inspira novo curta de ficção

  • aumentar fonte
  • diminuir fonte
  • fonte normal

21/05/2009 08:38:00

Christine Eloy
Pequeno José Saul se diverte com a claquete durante as gravações.

Pequeno José Saul se diverte com a claquete durante as gravações.

Karoline Zilah

Ele fez o caminho inverso de muitos videastas paraibanos: ao invés de começar produzindo um curta metragem independente para depois buscar uma especialização no assunto, o fotógrafo Rizemberg Felipe juntou as economias para primeiro fazer um curso na New York Film Academy, nos Estados Unidos.

Confira o primeiro teaser do filme.

Voltando para casa, ele trouxe na bagagem dois curtas onde dirigiu Glen Harsard, músico e ator ganhador do Oscar de Melhor Canção em 2008 pelo filme “Once”, além do videoclipe “Story Of Us”, premiado em uma mostra do Sesc. Rizermberg resolveu dar continuidade ao seu projeto como diretor e iniciou a produção do curta metragem “Pedro Pedra”, cujas filmagens estão em pleno vapor nas ruas do Centro de João Pessoa. Um dos cenários mais emblemáticos do filme é a Praça da Pedra, no Varadouro, próximo ao Cemitério Senhor da Boa Sentença.

O filme, segundo Rizemberg, que é fotógrafo do Jornal da Paraíba, tem como enredo a história de um menino de rua em situação de risco, envolvido com drogas. Um caso que para muitos passa despercebido diariamente e cuja inspiração partiu da história real de um garoto com o qual ele se deparou em uma página de jornal. O menino, detido no Centro Educacional do Adolescente (CEA), havia matado um taxista após roubar-lhe a quantia de R$ 30.

Agora, com “Pedro Pedra”, Rizemberg quer dar um final diferente a essa história. Para isso, o filme independente e sem recursos conta com a camaradagem de amigos. Quem cuida da fotografia é João Medeiros. Na edição de imagens e pós-produção, Wister Galvão.

Também já foi confirmada a participação do rapper carioca Thogun, que participa do filme “Verônica” e vai narrar trechos do enredo. O papel principal ficou nas mãos do ator iniciante José Saul. Tem também a atuação de Joálisson Cunha, que recentemente atuou na Paixão do Menino Deus, e de Cristovam Tadeu, que abraçou o projeto integrando o elenco do filme.

"Mesclar atores novatos sem nenhuma experiência com grandes talentos não é um problema. Isso acontece com frequência na maioria das produções", disse Rizemberg Felipe. "Estamos fazendo este filme para mostrar um mundo que, embora a gente não veja, está perto de nós", comentou. A previsão é de que o filme seja finalizado até o mês de maio para estrear e concorrer ao Festival de Paulínia, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário