sexta-feira, 5 de junho de 2009

Jornal Onorte reportagem sobre nosso quinto dia!






Show
Edição de terça-feira, 2 de junho de 2009
Entre o trágico e o cômico
Humorista Cristovam Tadeu revela nova face nas gravações do curta Pedro pedra
William Costa // williamcosta.pb@diariosassociados.com.br

"Uma experiência rica". Com essa frase, o humorista Cristovam Tadeu resumiu a sua participação no curta-metragem Pedro pedra, escrito e dirigido pelo fotógrafo paraibano Rizemberg Felipe. A gravação da nova cena do filme foi realizada, domingo passado, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. "Já estávamos com o roteiro fechado, mas aí apareceu o Cristovam com uma nova proposta e decidimos acatá-la. Fizemos uma cena exclusiva com ele, de barba, o que é incomum", afirmou Rizemberg.

Inspirado em fatos reais, Pedro pedra narra a dramática história de Pedro (nome fictício), um menino viciado em drogas, interpretado pelo ator iniciante José Saul. A idéia do filme surgiu quando Rizemberg participava de uma reportagem em um dos conselhos tutelares de João Pessoa, e teve acesso a detalhes da vida de um dos garotos envolvidos com entorpecentes.

A maior parte do elenco de Pedro Pedra é composta de atores com pouca ou nenhuma experiência em produção audiovisual. Oator Joálisson Cunha, que, este ano, durante a Semana Santa, atuou no espetáculo Paixão do menino Deus, é uma das exceções. Rizemberg mantém segredo em torno do nome de uma cantora famosa que participará do filme, mas revela que o ator carioca Togun (Tropa de Elite) aceitou gravar sua voz para o curta-metragem. "Como estamos trabalhando com um ator sem experiência, a narrativa em off vai enriquecer muito o filme, principalmente com a voz de Togun", sublinhou.


Filmagens foram realizadas no último fim de semana, em um ferro velho nos Bancários Foto:Beatriz Vicktoria/Divulgação
Rizemberg está concretizando sua idéia-denúncia quase que com a cara e a coragem, apenas. Para contornar os problemas técnicos gerados pela escassez de recursos, vale-se da experiência que adquiriu durante o curso na New York Film Academy, de Nova Iorque (EUA). O diretor conseguiu concluir o curta-metagem ainda em maio, conforme previsto, pois tem planos para exibir Pedro pedra nos festivais brasileiros de audiovisual.

Voltando a Cristovam, ele lamentou o fato do humorista "carregar nas costas a pecha de engraçadinho". Revela que "estava louco" para participar do filme O sonho de Inacim, de Eliéser Rolim, mas foi logo impedido de fazer qualquer teste porque um amigo confessou que Eliéser o considerava "cômico demais" para o filme dele. "Quando vi uma matéria na TV sobre um filme que estava sendo rodado aqui pelo diretor Rizemberg Felipe, eu não titubeei. Aproveitando a nossa amizade, liguei para ele me convidando para fazer o filme, e ele aceitou", completou.

Em Pedro pedra, Cristovam interpreta um traficante de crack. "Ele (Rizemberg) pediu pra deixar a barba crescer, eu até topei, mas, pra variar, ainda fiz piada: 'Poxa, Rizo... Bandido não usa mais barba, olha lá no Congresso Nacional?'. A comédia está encarnada em mim. E neste final de semana foi a bendita gravação. A locação foi num ferro velho lá pelos Bancários. Mostrei o figurino e o diretor aprovou, o diretor de fotografia (João Medeiros) também. A cena foi gravada em duas horas, e a experiência muito boa. Agora descobri que além do cômico, o trágico também está encarnado em mim", observou.
Obrigado aos profissionais do Jornal desde o Editor e reporteres e a equipe, que nos deram esse espaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário